O que é humanização de marcas?
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Você já deve ter ouvido falar muito por aí, principalmente nesse ano que passou sobre humanização. Humanização de marca, humanização de conteúdo.
Bom, e pra começar, o que é humanização?
Qual é o significado de humanização?
Se a gente for levar em consideração o significado literal da palavra, humanização é atribuir caráter humano a algo. Humanizar é afirmar o humano na ação.
E esse termo vem se tornando cada vez mais frequente no nosso dia a dia e no dia a dia das redes sociais. Por que?
Apenas grandes empresas faziam
Foi-se o tempo que apenas grandes empresas produziam conteúdo para internet com o intuito de gerar conexão com seus seguidores ou clientes e a consequente venda. Hoje, com o fortalecimento de conteúdo em redes sociais e o crescimento do Instagram, por exemplo, empresas pequenas e pessoas estão dando as caras para compartilhar ainda mais conteúdo humanizado.
O que é conteúdo humanizado?
E uma das formas que eu entendo ser mais forte do conteúdo humanizado nada mais é que você mostrar pessoas, mostrar quem está por trás daquela marca que você segue e ama, é mostrar os bastidores e processos de uma empresa, é você conhecer a carinha da pessoa que te atende no chat, é você como profissional ou empreendedor se aproximar das pessoas não somente pelo produto ou serviço que você vende, mas por quem você é. Pelas coisas em que você acredita, pelas músicas que você ouve, pelas séries que você assiste, pelas crenças das quais você não abre mão.
Pessoas se conectam com pessoas
Pessoas se conectam com pessoas. Essa frase já é bem conhecida por aí. Mas você realmente compreendeu o que isso significa para o seu negócio? Pessoas não se conectam com o produto que compra, mas sim com a experiência que esse produto gera nela. E a experiência está totalmente ligada a conexões, e conexões humanas. As pessoas se conectam com VOCÊ. Antes do cliente chegar ao seu produto, ele chega em você. Ele se conecta primeiro COM VOCÊ e com QUEM VOCÊ É.
A pandemia e o fortalecimento das conexões online
2020 foi um ano que nos levou a fortalecer ainda mais essas conexões. Porque muitas vezes, a única maneira que a gente tinha de se conectar com os outros era por meio de uma tela.
E a necessidade de ver pessoas, humanos, nessas telas se tornou absurda, já que a gente não podia ter outro tipo de contato. 2020 acelerou um processo que já estava acontecendo. Conexões com pessoas para além dos produtos e serviços.
As pessoas querem saber quem é você por trás da sua marca, da sua empresa, por trás da sua posição profissional. Elas querem ver o lado mais humano de tudo. O isolamento social nos privou desse contato humano que era algo tão simples, mas tão essencial. Então, o uso de dispositivos eletrônicos começou a gritar por mais humanização, já que era a única forma segura de tentar se aproximar do contato humano que antes nós tínhamos.
Essa transformação no mundo online, nas redes sociais e nas relações humanas veio pra ficar. Não há espaço mais para quem não quer se conectar de verdade e com a sua verdade.
O que você acha que mudou? Acha que ainda tem muito pra mudar? Como cada um ou cada marca e empresa pode promover ainda mais a humanização do conteúdo?