5 formas de mostrar quem você é para o seu público
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~ seu público quer te conhecer ~
Quem é você?
Quem é você por trás do seu serviço ou produto?
As pessoas querem saber.
As pessoas querem se conectar.
Uma das formas que eu entendo ser mais forte do conteúdo humanizado (leia aqui sobre O que é humanização de marcas?) nada mais é que você mostrar pessoas, mostrar quem está por trás daquela marca que você segue e ama, é mostrar os bastidores e processos de uma empresa, é você conhecer a carinha da pessoa que te atende no chat. É você como profissional ou empreendedora se aproximar das pessoas não somente pelo produto ou serviço que você vende, mas por quem você é.
Pelas coisas em que você acredita, pelas músicas que você ouve, pelas séries que você assiste, pelas crenças das quais você não abre mão.
Deusa empreendedora, você tem se apresentado ao seu público nas redes sociais como a mulher poderosa que você é?
Listei 5 formas simples de mostrar quem é você nas redes sociais e se aproximar ainda mais do seu público. Vamos lá?
1) Saiba quem você é antes de tudo
Mais importante do que sair mostrando você, sua vida e seu negócio é saber quem você é antes de tudo. Estamos em constante transformação. Quem você era ano passado já não existe mais, a gente vai mudando e isso é normal. Mas tem coisas em nós e na nossa vida que não abrimos mão e que são imutáveis. Algumas crenças, valores, sonhos… Quais são os seus? Qual a sua essência? O que realmente você quer mostrar às pessoas? Diante de todas as experiências que já viveu, o que você tem a compartilhar? Do que você gosta de conversar?
Pra ser mais prática, você pode listar em um papel temas que você gostaria de trazer para a conversa e que dialoguem com o seu público. Assim você sempre terá assunto para conversar com os seus seguidores.
2) Crie rituais
Podem falar que não, mas todo mundo tem rotina e precisa dela. Talvez a sua rotina seja não ter rotina, mas não deixa de ser uma rotina, certo? E com as rotinas, vem os rituais. Sabe aquele ritual que você faz todo dia de manhã? Passar um café, sentar na rede e pensar no que tem pra fazer no dia, ou acordar junto com o sol e sair pra fazer uma caminhada ou ainda o tempo que você separa pra sua leitura ou prática de yoga. Tudo isso é um ritual, você faz todo dia e faz parte da sua rotina.
Poste uma foto ou um pequeno vídeo desse ritual, todos os dias, fazendo pequenas modificações e criações. Quando as pessoas se identificam ou gostam do seu estilo de vida, elas já estarão, mesmo que inconscientemente, à espera do seu story ritual e isso cria engajamento.
3) Conte curiosidades sobre você
Você não precisa contar tudo da sua vida para aproximar as pessoas. Contar algumas curiosidades sobre você, seja no âmbito profissional ou pessoal (e eu sugiro que mescle os dois pra ser mais interessante) cria identificação com quem te vê e gera interesse pela pessoa que você é.
Você pode fazer um post no feed com um tom mais descontraído contando essas curiosidades e ainda convidando o seu público a interagir com você contando uma curiosidade deles ou se eles já conheciam esses fatos sobre você.
Lembre-se sempre de convidar as pessoas para a conversa, perguntar, interagir. Muitas vezes elas precisam desse impulso para engajarem no seu post.
4) Conte sobre os perrengues
Não precisa aparecer chorando nos stories não, pelo amor da Deusa. E muito menos reclamando da vida ou pior: dos seus clientes. Mas mostrar que nem tudo são flores no seu dia a dia é algo muito poderoso, pois gera um pertencimento. A gente está acostumado a ver só coisas boas nas redes sociais e isso mexe sim com nossa mente. Se não tomarmos cuidado, a rede social pode ser nociva em certos momentos a ponto de acharmos que a vida de todos é perfeita e só a nossa que não. Por isso, contar sobre alguns obstáculos e desafios é importante para o seu negócio, porque as pessoas conseguem enxergar que há problemas na vida de todo mundo, a diferença é como encaramos e superamos isso.
5) Apareça nos stories em vídeo
Deixei esse para fechar e talvez esse seja um dos mais importantes. Por mais que você tenha uma comunicação incrível no seu perfil, um feed muito bem feito, conteúdo organizados, publicações frequentes, stories sempre ativos… nada se compara com a sensação que as pessoas têm ao te ver em vídeo, falando, conversando, olhando “para elas”. Não precisa aparecer todos os dias e nem fazer 100 stories por dia. Mas aparecer em vídeo com uma certa frequência vai te aproximar de forma muito mais humana dos seus seguidores. As pessoas que te acompanham ali diariamente começam a criar um vínculo com você, chegando até a ter aquele sentimento de amiga, sabe?
Se tem medo, vai com medo mesmo. Grava o primeiro, posta e continua. A melhoria vem no processo.
Você tem mais alguma forma de mostrar quem você é que considera muito importante?
Conta aqui pra mim nos comentários e quem sabe com as ideias de vocês eu não prepare um segundo post sobre isso.